TOPO or

10 CURIOSIDADES SOBRE OS RATOS

 

 

  1. O tempo de vida de um rato é relativamente curto, durando em média de 1 a 3 anos. Quando atingem um mês e meio de vida já podem procriar, e o da gestação é de 20 dias, podendo nascer de 5 a 12 filhotes.
  2. Uma fêmea da espécie ratazana (Rattus norvegicus) é capaz de dar à luz a 200 filhotes, isso em apenas em um ano.
  3. Uma das mais bizarras experiências envolvendo roedores ocorreu no Japão. Um rato que estava congelado por 16 anos foi descongelado e clonado. O caso aconteceu em 2008.
  4. Os ratos transmitem cerda de 40 doenças aos seres humanos. Uma das doenças mais famosas e perigosas é a Leptospirose, que é transmitida através da urina do animal. Essa doença provoca fortes dores, febre alta e hemorragia, podendo levar à morte.
  5. A maior e menor espécie: Imagem: Reprodução.

A maior espécie de rato provavelmente é a Bosavi wolly que pode chegar a medir, aproximadamente, 82 centímetros de comprimento.

Já a menor espécie de rato é a Jerboa pigmeu, que pode chegar a medir, no máximo, 4 centímetros de comprimento.

6.Os ratos possuem uma extraordinária habilidade para se localizar, aprender caminhos novos e criar atalhos em localidades já conhecidas.

7. Eles são animais brincalhões, carinhosos e inteligentes. Esses roedores apresentam semelhanças com o homem e com outros primatas. Utilizam seus sentidos de forma intensa para detectar bombas, bactérias causadoras de tuberculose e minas terrestres. Eles também apresentam emoções como remorso e estresse.

8. São animais onívoros – se alimentam com carne e vegetais –, mas preferem carne quando conseguem. Eles utilizam os humanos para conseguir comida, vasculhando o lixo em busca de sobras ou atacando alimentos desprotegidos. Também são conhecidos por matarem insetos, caramujos, pequenos pássaros, peixes, mamíferos e répteis.

9. Em algumas culturas, os ratos são vistos como um verdadeiro banquete. Um exemplo disso é a pobre comunidade Musahar, na Índia. Lá os membros da comunidade capturam e preparam roedores para se alimentar.

10. Os ratos e suas pulgas foram grandes responsáveis pela epidemia da Peste Negra, no século XIV. Quando os roedores eram contaminados pela bactéria Yersinia pestis-  suas pulgas retransmitiam para os humanos através da picada. Os ratos também sofriam com a doença, e, quando morriam, as pulgas passavam rapidamente para os humanos atrás de alimento – sangue. Ao todo, estima-se que a Peste Negra tenha matado de 25 a 70 milhões de pessoas.

Últimas Notícias

22/11/2019

 

FATOS ASSUSTADORES SOBRE OS ESCORPIÕES

Leia mais...

22/11/2019

10 CURIOSIDADES SOBRE OS RATOS

Leia mais...

20/11/2019

10 COISAS SOBRE AS BARATAS

Leia mais...

Video em destaque